Nova tarifa punitiva, motivada por alegadas práticas comerciais desleais, pode entrar em vigor a partir de 15 de julho de 2026.

- O governo dos EUA avalia impor tarifa punitiva de 25% sobre importações do Brasil com base na Seção 301.
- A investigação iniciada em julho de 2025 a pedido de Donald Trump aponta práticas brasileiras que afetariam comércio digital, propriedade intelectual e etanol.
- Há consulta pública em curso, isenções para diversos produtos e prazo legal até 15 de julho de 2026 para eventual adoção da tarifa.
PORTAL DA CIDADE
REPORTAGEM: CHRISTIANO MONTEIRO