O Palmeiras terá representação recorde na Copa do Mundo de 2026. Pela primeira vez na história, sete atletas do elenco alviverde disputarão uma mesma edição do torneio, que será realizado simultaneamente em Estados Unidos, Canadá e México. O Mundial inicia nesta quinta-feira (11 de junho), com show de abertura previsto para 14h30 (de Brasília) e a primeira partida logo depois, às 16h, entre México e África do Sul.
Nenhum dos convocados do Palmeiras defenderá a Seleção Brasileira. Os representantes do Verdão estarão distribuídos entre quatro países sul-americanos: Gustavo Gómez, Mauricio e Ramón Sosa foram chamados pelo Paraguai; Piquerez e Emiliano Martínez integrarão o grupo do Uruguai; Flaco López vestirá a camisa da Argentina; enquanto Jhon Arias representará a Colômbia.
A marca supera um recorde que já durava mais de cinco décadas. Até então, o maior número de jogadores do clube presentes em uma Copa do Mundo havia sido registrado em 1974, quando seis atletas do Palmeiras foram convocados para a Seleção Brasileira que disputou o Mundial da Alemanha. Na ocasião, estiveram presentes Emerson Leão, Luís Pereira, Alfredo Mostarda, Ademir da Guia, Leivinha e César Maluco.

Os primeiros compromissos dos palmeirenses na competição começam já nesta sexta-feira (12 de junho), com a estreia do Paraguai estreia diante dos Estados Unidos. O Uruguai entra em campo pela primeira vez na segunda-feira (15 de junho) contra a Arábia Saudita. Já a Argentina faz sua estreia na terça (16 de junho) diante da Argélia, enquanto a Colômbia inicia sua caminhada na quarta-feira (17 de junho) contra o Uzbequistão.
Além dos convocados do elenco alviverde, o Palmeiras também será representado por atletas formados em sua base. Danilo e Endrick receberam a convocação de Carlo Ancelotti e disputarão a competição pela Seleção Brasileira. O Brasil fará sua estreia na Copa no dia 13 de junho, às 19h, contra Marrocos. Na sequência, enfrentará o Haiti no dia 19, às 21h30, antes de encerrar a primeira fase diante da Escócia, em 24 de junho, às 19h.
PORTAL DA CIDADE
REPORTAGEM: CHRISTIANO MONTEIRO